Notícias

Saiba mais sobre a Química Verde, assunto predominante na Feira Ecomondo

A temática da Química Verde permeou as discussões no estande do Conselho Federal de Química (CFQ) em parceria com o CRQ IV durante o evento Ecomondo, realizado em São Paulo entre os dias 21 e 23 de maio. A Química Verde, na definição do presidente do CRQ IV, Hans Viertler, é uma forma de produção na área Química com base em vários princípios cujo objetivo é obter o máximos rendimento com a produção reduzida de resíduos – que devem, ainda, ser bem cuidados de modo a não prejudicar o meio ambiente.

Para a coordenadora de comissões do CRQ IV, Andrea Mariano, a Química Verde não é somente fabricar produtos sustentáveis ou fazer economia de materiais, mas também cuidar de todas as etapas do processo de forma eficiente, inclusive no armazenamento. De acordo com ela, o público não familiarizado com o tema tinha anteriormente alguma dificuldade em entender esse conceito, comportamento que hoje dá sinais de mudança.

Engenheira química, advogada e membro do Conselho de Meio Ambiente do CRQ, Sueli de Carvalho destacou que, independentemente da legislação, quanto mais consciente for o consumidor, mais a sustentabilidade e a Química Verde vão avançar na sociedade.

“A pessoa com esse perfil exige produtos sustentáveis”, afirma

Viertler é otimista em relação ao cenário para a Química Verde. Na sua visão, quanto mais bem formado o profissional for, mais adotará práticas melhores. Haverá menos desperdício de materiais e, aderindo aos princípios da Química Verde, os profissionais chegarão à qualificação dos processos químicos nas indústrias.