Notícias

Comissões em dezembro realizam balanços e avançam na produção de subsídios para o plenário

Na primeira quinzena de dezembro, ocorreram, na sede do Conselho Federal de Química (CFQ), reuniões de três importantes colegiados – o Comitê de Governança de Estudos Técnicos (CGET), o Comitê de Governança de Atuação dos Técnicos da Área Química (CGTEC), e o Comitê de Governança de Orientação e Fiscalização Profissional (CGFISC).

O CGET, composto pelos conselheiros federais Maria Inez Auad Moutinho, David Tabak e João Batista Carlos Chiocca, se debruçou sobre a elaboração de subsídios relativos a “biossólidos” e, também, na coleta de informações para um subsídio-padrão envolvendo “Tratamento e Controle de Qualidade de Água para Hemodiálise”.

Já o CGTEC, coordenado pela conselheira federal Gisleine Rossoni Libardi e que conta ainda com os conselheiros federais Rodrigo Alan de Moura Rodrigues e Wagner Aparecido Contrera Lopes e o presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – Espírito Santo), Alexandre Vaz Castro, fez uma reunião para discutir os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano, especialmente, as iniciativas voltadas a eventos como o QuimTec.

O CGFISC, por sua vez, sob coordenação conselheiro federal Wagner Contrera, e composto pelos conselheiros federais Gisleine Rossoni, Jonas Comin, Rodrigo Moura e Wilson Botter Júnior, promoveu, ainda em dezembro, o curso Entendendo a Responsabilidade Técnica. A formação surgiu no Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV). O tema também teve destaque no 3º Encontro Nacional de Fiscalização, após solicitação dos fiscais do Sistema CFQ/CRQs.

De acordo com Contrera, a previsão é de que em janeiro seja realizada uma nova reunião sobre o assunto, inclusive, com momentos para perguntas e respostas.