Notícias

Com participação do CRQ IX, Paraná ganha Fórum permanente dos Conselhos

Com representantes de quase 30 conselhos profissionais com atuação no Estado do Paraná, foi lançado na segunda-feira (14/10) o Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná.

O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraná (OAB-PR) e contou com a participação do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX), representado no evento pela vice-presidente Andréa Cristina Delgado Piluski. O Conselho Federal de Química (CFQ), representado pelo chefe de gabinete da presidência, Henrique Martins, marcou presença como um dos federais a apoiar a iniciativa dos conselhos paranaenses.

Nas palavras do presidente da OAB-PR, Cássio Telles, a necessidade de contraposição ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 108/19), nociva à sociedade e extremamente prejudicial à segurança do consumidor, foi o impulso que faltava para que o Fórum saísse do papel.

“Os conselhos têm uma característica fundamental: são sustentados pelos associados, por contribuições regimentais que buscam reverter em beneficio dos inscritos e da sociedade. A PEC 108 é uma novidade e queremos discutir seus impactos. É evidente que desregulamentar todas essas atividades vai afetar negativamente o nosso país. Queremos progresso, mas não é acabando com os conselhos que vamos conseguir. As entidades de representação prestam um serviço relevante na seleção e no controle da ética profissional”, afirmou Telles.

No Paraná, os conselhos envolvidos no novo fórum representam 528 mil profissionais registrados. A vice-presidente do CRQ IX repassou aos integrantes do Fórum o documento que tem sido divulgado pelo Sistema CFQ/CRQ, que aponta os 7 principais riscos à sociedade embutidos no texto da PEC 108/19.

No evento realizado na OAB-PR, se fizeram presentes três parlamentares: o senador Flávio Arns (Rede-PR) , o deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR) e o deputado estadual Michele Caputo (PSDB-PR).