Notícias

Com mudanças, Fase III da OBQ acontece em 13 de dezembro

Além de acontecer de forma remota, certame teve modificação também na forma de resolver as questões

A Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) está marcada para acontecer no domingo, 13 de dezembro, de forma remota, a partir de 10h. A OBQ é uma competição anual de Química de âmbito nacional que tem por objetivo incentivar o interesse dos alunos pela Química e descobrir jovens talentos.

Neste ano, o certame passou por diversas mudanças devido à pandemia da Covid-19. “Essa Fase III deveria ter ocorrido na última semana de agosto, mas somente agora temos condições de realizá-la, mesmo assim, de forma remota”, afirmou o professor Sérgio Melo, coordenador-geral do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

Além da mudança na data, outros pontos foram modificados para a realização da OBQ. Serão 40 questões objetivas para resolver em duas horas. Os alunos poderão escolher a ordem de resolução das provas. “Na OBQJr, realizada em setembro, o estudante recebia a prova com uma sequência de questões aleatoriamente definida e não podia alterar, tinha que seguir a ordem de apresentação”, explicou.

Sergio Melo, coordenador-geral do PNOQ

Podem participar desta fase os estudantes aprovados na última Olimpíada Estadual concluída e inscritos pela Coordenação Estadual, ou seja, os Coordenadores Estaduais que fazem as inscrições dos alunos. Estudantes agraciados com medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, realizada em 2019, também podem realizar a prova.

Anualmente, os melhores colocados na Fase III da OBQ participam de uma cerimônia que premia os estudantes com troféus, medalhas e certificados. A solenidade de 2019, com a presença dos estudantes, professores, familiares, e representantes de diversas entidades, inclusive do Conselho Federal de Química (CFQ), aconteceu em São Paulo. Ainda não há uma previsão de como será essa premiação em 2020.