Notícias

Com fortalecimento da integração como norte, CFQ dá posse a novos conselheiros federais titulares e suplentes

Em uma solenidade realizada em meio virtual, o Conselho Federal de Química (CFQ) deu posse a sete conselheiros federais titulares e nove suplentes na tarde desta quarta-feira, 27 de abril. A renovação do terço ocorre anualmente através de eleição. Neste ano, a Assembleia de Delegados Eleitores foi realizada em janeiro, reunindo os presidentes dos Conselhos Regionais de Química (CRQs) ou representantes apontados por eles.

Na solenidade de posse, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, destacou sua expectativa de que os trabalhos do plenário permaneçam produtivos ao longo do ano.

“As dificuldades que tivemos, e foram inúmeras principalmente por conta da pandemia, serviram para fortalecer nossos elos. Reitero aos colegas a necessidade de celebração nesse momento. Saúdo e desejo êxito a todos. Agradeço as palavras elogiosas que tenho recebido de vocês, e divido as realizações dessa gestão com vocês. Procuramos a melhor solução, buscamos convergir porque quando a maioria converge, o resultado chega. Temos cabeças privilegiadas no Sistema e conto sempre com a ajuda de vocês”, afirmou o presidente, ao saudar os empossados.

Em seguida, os empossados fizeram saudações breves e agradeceram pela confiança recebida – especialmente de parte dos presidentes de CRQs, os delegados-eleitores.

“Agradeço a indicação recebida de parte do presidente do CRQ da minha Região, o do Rio Grande do Sul. Sei que esse desafio é bastante grande e que foi feito com plena convicção de que vamos compartilhar os pleitos dos químicos não apenas do nosso Estado, mas de todo país. Acredito que juntos somos mais fortes. A ideia é vir a somar”, afirmou a conselheira federal suplente Raquel Fiori.

Já o conselheiro federal reeleito Rodrigo Alan de Moura Rodrigues afirmou que o novo mandato renova sua disposição de trabalhar pela Química.

“Gostaria de agradecer à diretoria do CRQ de Minas Gerais, na figura do presidente Wagner Pedersoli, e agradecer ao presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, pela confiança depositada. Vamos trabalhar com afinco em prol da Química e, junto aos colegas do plenário, vou continuar atuando nesse sentido”.

O coordenador do Colégio de Presidentes (Copresi) e presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI), Alexandre Vaz Castro, deu as boas-vindas aos empossados e destacou a importância da Resolução Normativa 293, que trata da melhoria da representatividade dos CRQs dentro do plenário do federal.

“A RN 293 foi muito importante para garantir a representatividade dos CRQs no plenário. Participei desde o começo da construção dessa RN e gostaria de cumprimentar os colegas presidentes que participaram conosco desse processo. Recado aos conselheiros empossados é de que nós, presidentes, confiamos. A  confiança que depositamos é grande no sentido de que vocês nos representem da melhor forma possível. A importância de vocês é muito grande, também para as categorias pelas quais foram eleitos”.

Na sequência, os presidentes tiveram a oportunidade de deixar sua saudação.

“Corroboro tudo que tem sido dito pelos colegas aqui, desejando enorme sucesso na condução de todos os trabalhos, podem contar. Temos diversas demandas a serem contempladas, e vemos que unir o Sistema foi uma fala preferencial do presidente do CFQ, José de Ribamar, desde o início da gestão. Felizes em ver que essa disposição se materializa a cada dia”, afirma o presidente do Conselho Regional de Química da 12ª Região (CRQ XII – Goiás, Tocantins e Distrito Federal), Luciano Figueiredo de Souza.

 

Em seguimento à posse, os membros do plenário do CFQ passaram à eleição da Diretoria de 2022. A composição foi mantida:

1º Vice-Presidente: Fuad Haddad

2º Vice-Presidente: Roberto Lima Sampaio

1ª Secretária: Ana Maria Biriba de Almeida

2º Secretário: Ali Veggi Atala

1º Tesoureiro: Newton Mario Battastini

2º Tesoureiro: Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury

 

A lista de conselheiros federais empossados é a que segue:

Engenheiros das Modalidades da Química:

  • David Tabak (CRQ III – RJ)

Químicos Industriais:

  • Ana Maria Biriba de Almeida (CRQ VII – BA)
  • Luiz Miguel Skrobot Jr (CRQ XX – MS)
  • Jonas Comin Nunes (CRQ XIII – SC)
  • Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury (CRQ VI – PA/AP)

Licenciados ou Bacharéis nas modalidades da Química

  • Fuad Haddad (CRQ XI – MA)

Técnicos das modalidades da Química

  • Rodrigo Alan de Moura Rodrigues (CRQ II – MG)

Além da renovação do terço do plenário, foram eleitos 9 conselheiros federais suplentes:

Engenheiros das Modalidades da Química:

  • Luiz Gonzaga Resende Bernardo (CRQ II – MG)
  • Fernando Alberto Sousa Jatene (CRQ VI – PA/AP)

Químicos Industriais:

  • Silvana Calado (CRQ I – PE)
  • Raquel Fiori (CRQ V – RS)
  • Ubiracir Fernandes Lima Filho (CRQ IV – SP)
  • Franksteffen Silva Maia (CRQ XX – MS)

Licenciados ou Bacharéis nas modalidades da Química:

  • Maria Inez Auad Moutinho (CRQ XVII – AL)

Técnicos das modalidades da Química:

  • Ana Paula Cristina Farias Sayd (CRQ XIV – AM/AC/RO/RR)
  • Rubem Novais Reis (CRQ XVI – MT)