Notícias

Ciência e arte de mãos dadas, com rima e Química pelos 150 anos da Tabela Periódica

A Química aliada à rima resultou na Rímica, música lançada em sarau cultural para homenagear o sistema periódico. Alunos aprovam a forma lúdica de aprender a disciplina

No Ano Internacional da Tabela Periódica, o Conselho Federal de Química (CFQ) decidiu prestar uma homenagem musical ao sistema desenvolvido por Dmitri Medeleev e ao mesmo tempo apresentar a Química de uma forma mais divertida para alunos de escolas públicas. A 25 km de Brasília, o Centro Educacional (CED) 310 de Santa Maria foi o palco desta homenagem na última terça-feira (3). A música “Rímica” foi lançada durante um sarau na escola, e o rap foi o ritmo escolhido para dar início à empreitada musical.

A Rímica foi composta pelo CFQ e produzida pelo projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), que é parceiro do CED 310. A produção musical ficou por conta de Sandrox, rapper e produtor musical vencedor do concurso Brasília Independente edição 2018. Dois rappers que fazem parte do projeto, Ícaro Alves, de 19 anos, e Vitória Amorim, de 18, são os intérpretes.

Aline Kath, analista superior do CFQ, assinala que a ação do Conselho tem o intuito de reafirmar a importância da Química na vida de todos. “Queremos desmistificar a Química para as pessoas de uma forma geral, ainda mais para os alunos, que estudam e dependem deste aprendizado para a vida futura. A Química está em tudo, ela é fundamental para todos nós e pode ser divertida sim”, afirma.

Para o diretor do CED 310, Wagner Lemos, a iniciativa do CFQ de aproximar a Química dos alunos de escolas públicas é louvável pois as ciências exatas são as que têm maior resistência dos alunos:
“Esta ação do Conselho junto aos alunos de escolas públicas ajuda a enxergar a Química de uma forma mais leve, divertida. Quem sabe daqui não sairão químicos que terão importantes papéis na sociedade, que serão protagonistas no desenvolvimento de tecnologias, fármacos… Abrir os olhos deles para as várias possibilidades é uma ação e tanto!”.

Desafio da Rímica

Após a apresentação e a gravação do clipe da música, um desafio foi lançado aos estudantes: postar nas redes sociais uma nova versão da música em um outro ritmo. E os alunos logo embarcaram na proposta. Hugo Micael, aluno do 3º ano, já se articulava com os amigos. “A Química, de fato, não está entre minhas matérias favoritas, mas gostei da música e da forma como foi apresentada. Vou até chamar meus colegas para a gente participar do desafio”.
E você, também quer participar do desafio? Veja o vídeo do lançamento da música Rímica e acesse as nossas redes para participar da ação. Basta acessar e gravar um vídeo cantando a letra no ritmo que quiser: rock, forró, samba, funk, axé, sertanejo e etc.

Confira a letra composta por Arthur Gouveia

Rímica – Rima com Química

150 anos da Tabela Periódica

[REFRÃO]

Vai, comemora.
A tabela periódica
Vem, não demora.
Mendeleev é de rocha!

[ESTROFE – A Química]

A química está em tudo!
Na ruêra, na quebrada, tá no mundo.
Transformando e reagindo.
Nessa pegada, aprendo me divertindo!

A química combina com desenvolvimento sustentável
Derramamento de petróleo no mar? É lamentável.
Na educação, meio ambiente e na saúde,
Eu peço para a Rímica e a Química – me ajude!
Desafios globais, sempre anormais
Dependem dos profissionais
São excepcionais!

[ESTROFE – A tabela]

Quer aprender? Agora vou ensinar.
Com a tabela periódica, nota mil eu vou tirar!
As coluna de 1 a 18. As linha de 1 a 7.
Quem tem medo de escuro, grita “Mendeleev!”

Os elementos levam número atômico (ÚNICO!)
A quantidade de prótons no seu (NÚCLEO)!
Sempre ordenados de forma lógica e crescente,
118 elementos não são inocentes!
92 são naturais (OK, OK)
E 26 artificiais (OK, OK)

Alcalinos, Terrosos, Metais de Transição.
Aprendendo essa lógica eu não vacilo não.
Família do Boro, Carbono e Nitrogênio
Avisa aos amigos que chegou o grande gênio!
Calcogênios, Halogênios e os gases nobres.
Tá faltando alguém? A gente descobre!

Olha pra tabela, ela merece os parabéns!
150 anos atrás, já era nota 100.
Pra finalizar, uma frase vai ficar:
A química está em tudo, em todo lugar!

Veja fotos abaixo e nos siga nas redes sociais: InstagramFacebookTwitterSoundcloud e Youtube.

 

_ALT9521-20

Ouça o Quimcast que traz depoimentos dos participantes da ação: