Notícias

CFQ promove Seminário Técnico de qualificação para o “Relato Integrado”

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de março o Conselho Federal de Química (CFQ) realizará o Seminário Técnico ”Relato Integrado 2018: demonstrando como a entidade agrega valor à sociedade e garante sua sustentabilidade de longo prazo”. O evento é voltado para integrantes da área de Governança do Sistema CFQ/CRQ, gestores e corpo técnico do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Química e o objetivo é treinar e preparar os servidores do Sistema para a confecção do Relato Integrado 2018.

Em termos práticos, o Relato Integrado é um novo paradigma para a produção de relatórios de atividades do Sistema. O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, explica que o propósito é produzir um relato conciso e abrangente, compreendendo a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Sistema. “De acordo com os princípios da transparência, a sociedade tem o direito de conhecer não somente os fatos e os números referentes à administração pública, mas também mecanismos e processos que conduzem a atividade administrativa”, afirma Oliveira Filho.

No evento da próxima semana, o CFQ espera receber representantes dos 21 CRQs para dirimir dúvidas sobre o novo documento. Integrantes de outros conselhos profissionais também manifestaram interesse em participar do seminário, a exemplo do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, que se fará representar pelo seu superintendente, Nixon Nascimento de Oliveira.

Além de expor os fundamentos do Relato Integrado e debater o conteúdo da decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) número 170, que estabelece os novos parâmetros, no Seminário serão apresentados exemplos de Relato Integrado e haverá uma ampla reflexão sobre como o Sistema se enquadrará às exigências. Na oportunidade, será debatida ainda a Lei de Acesso à Informação e o nível de transparência atingido pelo CFQ e pelos CRQs.

O evento será realizado no Edifício Parque da Cidade Corporate (SHCS, Quadra 6, Bloco A), em Brasília (DF).

Mais informações sobre o Relato Integrado e outros documentos referentes ao assunto nos links abaixo:

Decisão Normativa TCU 170, de 19 de setembro de 2018

Decisão Normativa TCU 172, de 12 de dezembro de 2018

Portaria TCU 369, de 17 de dezembro de 2018

Estrutura Internacional para Relato Integrado – IIRC 

Relatório de Gestão 2017 do Ministério da Fazenda