Notícias

CFQ promove live sobre prova do Enem

É tempo de Enem, tempo de estudar e tirar as últimas dúvidas. Foi pensando nisso que o Conselho Federal de Química (CFQ) realizou, na noite desta quarta-feira (3), no seu perfil do TikTok, a segunda live com o professor Euclides Chacon. 

Quase 40 mil participantes assistiram as dicas do professor sobre as regras do jogo da prova que é o passaporte de acesso às universidades.  

Chacon abriu o bate-papo lembrando aos estudantes sobre o cartão de confirmação das provas nos dias 21 e 28 de novembro. O documento traz informações como endereço onde o candidato fará a prova, número de inscrição, data e horário da aplicação da prova (nos dias 21 e 28 de novembro). As questões de Química estão no exame de Ciências da Natureza, agendado para o dia 28.

“No dia da prova não esqueça o documento de identificação, e caneta esferográfica preta em plástico transparente. Nada de borracha, lápis, relógio e celular. Não se preocupe, você não ficará perdido no tempo. O fiscal irá, a cada meia hora, disponibilizar quanto ainda falta para o término da prova, que é de 5 horas de duração”, alertou o mestre. 

Mas Chacon lembrou que o candidato pode e deve levar água e alimento, desde que acondicionados em embalagens transparentes. “Faça um reconhecimento do local antes da prova. Veja onde é o banheiro, por exemplo”, acrescentou.

A metodologia de correção da prova, que segundo ele, é complexa e possui mecanismos para identificar o “chute”, também foi frisada pelo professor.

Em relação à prova de Ciências da Natureza, ele explicou que são 45 questões, sendo 15 de cada disciplina (Química, Física e Biologia), intercalando questões fáceis e difíceis. “É mito que a prova do Enem vale 1.000 pontos. Isso só é válido para a Redação”, comentou o professor.

Chacon aconselhou aos alunos a fazerem as provas de anos anteriores, como forma de treino para avaliar tempo e conhecimento. “Para cada hora passada, o ideal é que você tenha resolvido 22 ou 23 questões. Você se aprimora testando e simulando em casa”, disse. 

Outra dica do professor: toda prova do Enem segue um padrão, ou seja, possui um texto, uma situação problema, e as perguntas e alternativas. “A dica é ler a situação problema e voltar no texto, e aí responder. Geralmente, duas ou três dessas alternativas são absurdas e não fazem sentido. Vai eliminando as alternativas que são impossíveis. Caso você leia e esteja em dúvida com relação às cinco alternativas, é porque tem alguma coisa no texto que você não prestou atenção. Volte e releia o texto”, lembrou. 

Sobre os temas mais recorrentes, Chacon afirmou que cinco questões podem ser surpresas. O primeiro tema que sempre cai nas provas é sobre a curva de aquecimento, que é algo básico. “Suponha que um químico tenha um material, um objeto. Ele é uma mistura de diversos componentes ou é um componente puro?

Outro tópico é sobre mudança de estado físico. “Qual é um outro tema que vai aparecer? Exclusivamente sobre misturas. O que sempre aparece é de catação rudimentar, processo de filtração, dissolução fracionada e processo de separação magnética.”

O internauta Pedro Alexandre perguntou o que poderia cair sobre Química Orgânica. Segundo o professor, há questões sobre Isomeria e identificação de funções. “Outro tema que sempre aparece é energia. Ainda mais que agora estamos debatendo o aquecimento global e novas matrizes energéticas”, finalizou. 

Mais vídeos

Com linguagem simples e presente onde os jovens estão, o perfil do CFQ no TikTok tem uma série de conteúdos que, além de mostrar como a Química é indispensável e está presente em tudo, prometem despertar o interesse dos alunos com “Curiosidades da Química”, “Elementos da Química”, “Química dos Alimentos” e experiências que podem tornar as aulas muito mais dinâmicas. O canal conta com mais 141 mil visualizações e, em agosto, completou seu primeiro ano, consolidando o CFQ como o primeiro órgão da Esplanada a criar seu perfil na plataforma de entretenimento.

Outras ações

No mês de novembro, o CFQ pretende disponibilizar novas lives sobre o tema, previstas para os dias 16 e 24.