Notícias

CFQ participa de audiência com líder do governo

O primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), Fuad Haddad, participou na semana passada de um encontro com o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO). Ao lado de representantes de outros 15 conselhos profissionais, o vice-presidente do CFQ buscou levar ao parlamentar a preocupação dos profissionais com a interpretação equivocada que tem partido da Câmara dos Deputados, expressa em uma série de projetos que podem fragilizar categorias profissionais e colocar em risco a sociedade.

Os representantes dos conselhos foram recebidos pelos deputados Vitor Hugo e Fred Costa (Patriotas-MG). O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, afirmou que é preciso que o parlamento observe o caráter autárquico dos conselhos federais e a defesa que fazem da sociedade.

Vitor Hugo admitiu que o parlamento, de fato, não tem essa clareza e que existe uma confusão entre alguns membros do Congresso em relação ao caráter autárquico dos conselhos e que seriam equiparados na cabeça de muitos deputados aos sindicatos – entidades de finalidade e natureza absolutamente diferente.

“Não há nenhuma relação de atuação entre os conselhos e os sindicatos. Tenho a mais absoluta clareza da importância pública que exercem as autarquias profissionais”, adiantou o líder do governo.

Vitor Hugo se comprometeu em criar uma agenda, junto ao governo federal, visando ao fortalecimento dos conselhos profissionais. Já o deputado Fred Costa, interlocutor das pautas dos conselhos junto ao Congresso, afirmou que “o objetivo é aperfeiçoar nossa legislação sem que haja retrocessos de atuação, além de melhorar a prestação dos serviços público da população”.