Notícias

CFQ lança o segundo volume da cartilha sobre os Elementos Químicos da Tabela Periódica

Com o intuito de servir como ferramenta de apoio à educação, o Conselho Federal de Química (CFQ) lança, neste mês, o segundo volume da cartilha sobre os elementos químicos.

O primeiro volume, divulgado em dezembro de 2021, apresentou 5 elementos químicos: hidrogênio, hélio, lítio, berílio e boro. Neste segundo volume são apresentados 10 novos elementos: actínio, bário, cúrio, einstênio, flúor, laurêncio, neptúnio, oxigênio, seabórgio e xenônio.

O objetivo é que novos volumes sejam lançados até que todos os 118 elementos químicos da Tabela Periódica sejam apresentados.

A data de lançamento deste novo volume também aproveita o retorno às aulas e busca, principalmente, levar informações sobre os elementos químicos a professores e alunos, por meio de uma linguagem simples e de um visual moderno, agradável e convidativo.

“A Química está presente em tudo o que nos cerca, nos momentos mais simples do nosso cotidiano. Acreditamos em acessibilidade e que conhecer a Tabela Periódica é o ponto de partida para uma percepção aprofundada. É uma forma de perceber tudo que está ao seu redor”, afirma o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

As informações e curiosidade que constam na cartilha são úteis para o aprendizado dos alunos e também podem ser utilizadas por profissionais da química e de outras áreas, curiosos, entusiastas e pela sociedade em geral.

José de Ribamar argumenta que “a motivação para esta cartilha ser produzida como ferramenta de educação partiu da constatação do elevado interesse de alunos e professores pelo conteúdo que é divulgado pelo CFQ nas nossas redes sociais”.

Desde 2019, o CFQ publica semanalmente em suas redes sociais conteúdos acerca dos elementos químicos. Propriedades, características físico-químicas, história, fontes e aplicações práticas são sempre abordadas com uma linguagem acessível a todos.

“A valorização e a promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil são diretrizes de atuação do CFQ. Por isso, levar informação à sociedade é um dos objetivos do Conselho”, explica o presidente.

Atualmente o CFQ possui perfis nas plataformas digitais Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, YouTube, LinkedIn, Flickr, Spotify e Soundcloud, que juntos somam mais de 105 mil usuários. Com uma linguagem simples, as informações visam alcançar o mundo acadêmico e o público em geral.

“Temos conquistado cada dia mais espaço na mídia e nas redes sociais. Esse alcance possibilita ampliar a difusão de conhecimento, entender as necessidades do público e atender suas demandas”, conclui José de Ribamar.

Acesse aqui a Cartilha: Elementos Químicos- volume 2 e Elementos Químicos – volume 1