Notícias

CFQ homenageia ex-presidente Jesus Miguel Tajra Adad: Conselheiro Emérito

Como forma de oferecer o devido reconhecimento a uma trajetória profissional inteiramente dedicada à Química e ao Sistema CFQ/CRQs, a Comissão de Premiação e Eventos do Conselho Federal de Química (CFQ) concedeu ao ex-presidente do órgão, Jesus Miguel Tajra Adad, o título de Conselheiro Emérito do CFQ.

A honraria foi aprovada no final do ano passado e entregue em 4 de fevereiro na casa onde ele mora com a família, no Estado do Piauí. A atuação de Jesus Miguel em prol do CFQ deixou uma marca indelével no Sistema: ele presidiu o Conselho Federal por 33 anos. Ele deixou o comando do CFQ em 2018, por força de problemas de saúde.

Jesus Miguel foi o primeiro agraciado com o título de Conselheiro Emérito. De acordo com Silvana Carvalho de Souza Calado, presidente da Comissão de Premiação e Eventos, os méritos do ex-presidente do CFQ não se resumem ao Federal.

“Ele tem um trabalho extremamente relevante e que não se limitou ao período à frente do CFQ. A homenagem que pudemos prestar a ele foi simples, mas importante. Estávamos diante da família dele e eles disseram muitos dos fatos que narramos, sobre a participação de Jesus no Sistema CFQ/CRQs”, afirmou Silvana.

Participaram da entrega da honraria, além de Silvana, os demais integrantes da Comissão, os conselheiros Lourinaldo Vieira da Costa Braz, Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury e Suely Abrahão Shuh. O encontro contou ainda com as presenças do Conselho Regional de Química da 18ª Região (CRQ XVIII), do Piauí, representado pela presidente Sandra Maria de Sousa, pela vice-presidente Samara Patrícia F. de J. Nascimento e pelo tesoureiro José Ribeiro dos Santos Júnior.

Para o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, acima de tudo o antecessor é uma pessoa de “notório saber”, que desempenhava bem tanto as atividades relacionadas à Química quanto em outras áreas.

“Jesus Miguel foi e é um profissional exemplar, o melhor que vi. Deixou uma trilha de conhecimento indelével, que jamais será apagada e serve de inspiração para todos que vieram depois”, afirmou o presidente José de Ribamar.

BIOGRAFIA DE JESUS MIGUEL TAJRA ADAD

Natural de Teresina (PI), Jesus Miguel Tajra Adad nasceu em 19 de junho de 1930. Ele presidiu o CFQ de 1985 a 2018, sendo graduado engenheiro químico e químico industrial pela Universidade Federal do Paraná, tendo ainda especialização e mestrado como engenheiro sanitarista (UFMG), especialização como engenheiro de segurança do trabalho (UFMG) e especialização em radioisótopos aplicados à Bioquímica.

Além de presidente do CFQ, Jesus ocupou os cargos de presidente do Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II), presidente da Associação Brasileira de Química (regional Minas Gerais), presidente da Associação Profissional dos Químicos de Belo Horizonte (MG) e professor adjunto da Escola de Engenharia da UFMG.