Notícias

CFQ faz retrospectiva de 2019

A agenda do Conselho Federal de Química (CFQ) foi cheia em 2019, evidenciando a missão de valorizar e promover a Química como vetor de desenvolvimento em nosso país. E para relembrar o compromisso do Sistema CFQ/CRQ, iniciamos hoje a Retrospectiva 2019, uma série de nove matérias com os destaques do Conselho Federal de Química neste ano. Desde o Espaço Q, um cubo de 100 metros quadrados montado em plena Avenida Paulista para comemorar o Dia do Químico, até o alerta para o derramamento de óleo no litoral nordestino, passando pela importância da mulher na área e pelos principais eventos realizados no Brasil.

Um dos destaques foi a visita de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em fevereiro, a fim de tratar do Ano Internacional da Tabela Periódica. O período marca os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e serve para lembrar a importância da mesma na evolução da ciência moderna.

O CFQ também celebrou os 30 anos do CRQ XIV com o evento “Integrando a Química na Amazônia”. Em comemoração ao Conselho Regional que atua nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, foi realizado um evento de três dias em Manaus com ciclo de palestras, minicursos e oficinas, reunindo especialistas e técnicos de diversas áreas da Química. O objetivo do encontro foi compartilhar técnicas e práticas, além de trazer reflexão sobre os horizontes da atividade na região Norte do Brasil.

“Manaus e os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima constituem celeiros de gente capacitada e trabalhadora, um terreno fértil para a inovação, a inventividade e a ciência”, disse José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ. “Nós, do Conselho Federal de Química, acompanhamos de perto o andamento desse trabalho ao longo do tempo. O CRQ-XVI sempre foi a garantia de que as premissas do Sistema seriam respeitadas e valorizadas no Norte do país: atento no seu papel fiscalizador e, ao mesmo tempo, um instrumento potente de divulgação e de promoção da Química em todas as suas variedades”, finalizou.