Notícias

Alex Manente, presidente da Frente Parlamentar da Química: “Conselhos são fundamentais”

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) é o presidente da Frente Parlamentar da Química, um fórum de congressistas das duas Casas responsável por conduzir em Brasília a pauta legislativa que diz respeito ao universo da Química. Conversamos rapidamente com ele em São Paulo, na noite fria de 5 de julho, pouco antes da cerimônia de entrega do Prêmio CRQ-IV. Confira a breve entrevista:

Qual a principal pauta da Frente Parlamentar da Química neste momento?

Deputado Alex Manente –  Neste momento, o desafio que temos é o barateamento da matéria prima no Brasil. Vivemos um momento de necessidade de produção e a produção com competitividade global se dará através do barateamento da matéria prima.

Quando o senhor fala do barateamento da matéria prima, a que insumo o senhor se refere?

Manente –  Basicamente ao mais importante, o gás. Acreditamos que esse foco é fundamental para o desenvolvimento do país.

Em meio a este cenário de crise, como o senhor vê a indústria química?

Manente – Acho que é um setor forte e que obviamente representa um percentual significativo da nossa economia, assim como acontece no mundo todo. Naturalmente a globalização fará com que nós tenhamos uma competitividade maior e pra isso precisamos preparar a nossa indústria, fazer com que ela tenha plenas condições de competir globalmente.

Como o senhor vê o papel dos Conselhos profissionais na sociedade? E o CFQ?

Manente – Acho fundamental. O Conselho Profissional é sem dúvida a oportunidade que nós temos de avalizar os bons profissionais e de ter a segurança de que existe controle especialmente numa área em que há tanta especificidade como a área Química. O Conselho Federal, e o conselho profissional de modo geral, é assim na Química e em todos outros segmentos, ele é fundamental pra dar esse aval de boa qualidade, de boa procedência.

Existem neste momento propostas tramitando no Legislativo que ameaçam a viabilidade do Sistema CFQ/CRQ. Como o senhor vê essa ameaça?

Manente – Acho que há várias (propostas), assim como há várias relativas à cobrança das anuidades… Acho que é uma pauta que não está colocada neste momento. Acho que dificilmente nós discutiremos esse tema, até porque acreditamos que os conselhos são fundamentais para manutenção da regulação do segmento.

Acesse as redes sociais do CFQ:

twitter.com/cfquimica

facebook.com/cfquimica/

instagram.com/cfquimica/

youtube.com/cfquimica

linkedin.com/company/cfquimica

soundcloud.com/cfquimica