Notícias

Abipla lança Guia de Produtos de Limpeza para esclarecer dúvidas da população

Documento orienta sobre o uso correto, funcionalidades, riscos e procedência de saneantes

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) lançou, na quarta-feira (24), o Guia de Produtos de Limpeza. O objetivo é demonstrar o uso correto de produtos de limpeza, também chamados de saneantes. O lançamento foi promovido durante evento digital com a presença de empresas associadas e parceiros, como o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor executivo da Abipla, Paulo Engler, abriu o evento falando da importância do setor de saneantes, principalmente frente à pandemia da Covid-19. “Mesmo com a vacina, os cuidados com a limpeza de ambientes e higiene pessoal continuam sendo essenciais nesse processo de combate ao vírus”, destacou.

Engler explicou que o guia é mais uma ferramenta de combate à desinformação que vem para somar aos esforços da entidade e seus parceiros na missão de informar a população sobre o uso, funcionalidades, riscos e procedência dos produtos saneantes. “É importante que o consumidor esteja mais atento e consciente sobre a aplicação dessas substâncias que contribuem para a higienização das superfícies e ambiente doméstico e de estabelecimentos comerciais também”.

O coordenador de Saneantes da Anvisa, Webert Gonçalves de Santana, agradeceu a oportunidade de contribuir na construção do guia. “O mundo está conhecendo a importância dos produtos saneantes e cosméticos para o enfrentamento ao coronavírus e outros microrganismos”, frisou.

Representando o Sistema CFQ/CRQs, o Conselheiro Federal Wagner Contrera Lopes, que é superintendente do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV) relembrou a parceria do Sistema com a Abipla num “momento crucial”: o surgimento dos túneis de desinfecção de pessoas. “Com certeza, a Abipla, junto com a Anvisa, se tornou grande parceira no combate à desinformação”.

Ele ilustrou a importância do setor de saneantes com dados do CRQ IV. “O setor de saneantes representa 6% das empresas registradas no CRQ IV e cerca de 4% dos profissionais registrados na entidade. Num contexto geral, pode não parecer muito, mas se consideramos a Química como uma área muito ampla, podemos ver que o setor abriga muitos profissionais”.

A presidente da Abipla, Juliana Durazzo Marra, agradeceu as contribuições técnicas do Sistema e reforçou a parceria no combate à desinformação.

Combate à desinformação

Durante o lançamento, um tema externo foi trazido para o debate por ser mais uma ação conjunta da Anvisa, Abipla e Sistema CFQ/CRQs para levar informação de qualidade à população.

Um vídeo que circula nas redes sociais, no qual um indivíduo indica a inalação de uma mistura de água, bicarbonato de sódio e água sanitária, foi usado como exemplo de como conteúdos inadequados podem colocar a saúde das pessoas em risco. “Além de induzir as pessoas a fazerem uso inadequado de um saneante, a pessoa cita uma marca específica de um produto, podendo prejudicar, inclusive, a empresa que comercializa esse item, que é indicado para outro fim”, destacou Wagner Contrera.

O Guia de Produtos de Limpeza está disponível para download no site da Abipla em português e inglês.