Notícias

A Química no ENEM 2019: confira as dicas do que pode aparecer na prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começa neste fim de semana (03/11), em todo o Brasil. As provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, relacionadas à Química, acontecerão no dia 10/11, também no domingo. Nessa reta final, o Conselho Federal de Química (CFQ) ouviu especialistas e reuniu algumas dicas de revisão de conteúdo para os estudantes fazerem bonito na hora da prova.

Ao todo, o Enem terá quatro provas objetivas com 45 questões cada. No dia 03/11 haverá as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 10/11, além das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, haverá as de Matemática e suas Tecnologias. Os participantes também deverão fazer uma redação, de no máximo 30 linhas, composto de texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A novidade para este ano é que haverá espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões.

Os professores estão apostando que a Química Verde é um dos assuntos com maior probabilidade de aparecer na prova: o tema vem sendo abordado com frequência nos últimos anos. Além dela, também são esperados temas ligados à energia, principalmente a parte de termoquímica, com exercícios que relacionam estequiometria com quantidade de energia liberada, ou absorvida. Na parte de Química Orgânica, os alunos devem ficar atentos às questões que envolvem isomeria plana e espacial e reações químicas (esterificação, transesterificação, saponificação).

Sobre a redação, os especialistas acreditam que temas ligados às causas ambientais dificilmente cairão, já que os organizadores cobram uma proposta de intervenção. Dessa forma, a aposta é em temas sociais.